Teste de geografia para o Enem com questões atualizadas

Teste de geografia para o Enem com temas atuais cobrado este ano


Se você se acha pronto para resolver alguns exercícios de geografia com temas que podem cair no Enem, então aproveite para tentar resolver todos os exercícios de geografia no teste abaixo. Um excelente teste de geografia com assunto para o Enem e temas atuais que podem está na prova este ano. Veja se você realmente está bem preparando. Esse teste de geografia para o Enem contem 10 exercícios com suas respectivas resposta em um gabarito.

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Teste de geografia para o Enem:


1)Em uma aula de Geografia sobre o tema “a noção de espaço geográfico e seu significado político”, em uma turma do Ensino Médio, o professor apresenta cinco conceitos importantes. Um deles foi formulado, propositalmente, de forma incorreta para que os alunos o identificassem. Assinale-o.
a)Estado: corresponde a um grupo de pessoas organizadas politicamente em torno de um poder soberano representado pelos governantes. Para que ele exista é necessário a existência de dois elementos: povo e governo.
b)Nação: termo designativo de um conjunto de pessoas que possuem língua e tradições comuns.
c)Soberania: propriedade que tem um Estado de não dever sua validade a nenhuma outra ordem superior.
d)Pátria: designa a relação íntima ou emocional das pessoas com seu território.
e)Governo: é o poder de regrar uma sociedade política. Usualmente utilizado para desiginar a instância máxima de administração executiva.
 
 
2)Nas palavras de Yi-Fu Tuan, os defensores da alta modernidade que vivemos, “apesar das dúvidas e hesitações, mantêm o sentido da direção a seguir, do lar ao cosmos e daí ao conceito paradoxal de ‘lar cosmopolita’ que proporciona à alta modernidade seu telos e sua seriedade”. Para o autor, assistimos à restituição de um conceito geográfico que é o locus da realização humana.
TUAN, Yi-Fu Cosmos y hogar. Barcelona: Melusina, 2005, P. 19.

O conceito que, segundo o autor, vem sendo restituído nos últimos trinta anos constitui um dos termos teóricos centrais na obra desse geógrafo e corresponde a um dos conceitos-chave da Geografia Humanística.

O conceito geográfico em tela é o de:
a)território.
b)territorialidade.
c)lugar.
d)região.
e)ambiente.
 
 
3)As florestas de Rondônia são ricas em espécies vegetais. Pode-se dizer que o primeiro produto explorado, responsável pelo povoamento dos vales do Madeira, Mamoré, Guaporé, Machado e seus afluentes foi:
a)a madeira da espécie castanheira;
b)o mogno, madeira considerada nobre;
c)a seiva da árvore seringueira;
d)a madeira, de cor avermelhada, chamada pau-brasil;
e)o jatobá, madeira considerada nobre.
 
 
4)Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e o gás natural) representam praticamente 85% da matriz energética mundial. Isso significa que a energia elétrica, mecânica, térmica e as renováveis ainda são secundárias no aproveitamento energético mundial. Recentemente foi descoberta no Brasil uma grande reserva petrolífera, que foi saudada como um alento para a questão energética nacional, contrariando os caminhos de fontes alternativas e menos poluentes, além de incitar a disputa entre as unidades da federação pelos “royaltes” de sua exploração. A reserva a que se faz questão (Pré-Sal) está localizada:
a)Na P-54, no litoral do Rio Grande do Norte.
b)Na plataforma continental entre o Espírito Santo e Santa Catarina.
c)Na Bacia de Campos, para além da zona abissal, desde a Bahia até o Ceará.
d)No Recôncavo Tucano, tradicional zona petrolífera de Pernambuco.
e)Na Reserva de Tainhas, aquém do Talude continental.
 
 
5)A recente conferência de chefes de Estado reunida pela ONU em Copenhagen (2009) foi diretamente motivada pelo vencimento dos prazos estabelecidos em qual dos seguintes documentos?
a)Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos do Mar.
b)Declaração sobre a Conservação da Diversidade Biológica.
c)Agenda 21.
d)Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
e)Protocolo de Kyoto.
 
 
6)A desigualdade global (ou mundial) mede as desigualdades entre indivíduos em meio à população mundial, integrando desigualdades internacionais e desigualdades internas. Ela está hoje em pequeno declínio, em razão da redução da desigualdade internacional, mas os contrastes permanecem particularmente gritantes. Os 2,5 bilhões de indivíduos mais pobres − ou seja, 40% da população mundial − detêm 5% da renda global, ao passo que os 40% mais ricos controlam 40%.
(Durand, Marie-Françoise. Atlas da mundialização. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 32)
A leitura do texto e os conhecimentos sobre a economia mundial permitem afirmar que a globalização
a)deu impulso para que surgissem no mundo os emergentes, um tipo de país em que as desigualdades internas estão em acelerado retrocesso.
b)marcou sensivelmente a relação entre países ricos e pobres; o Consenso de Washington é um dos melhores exemplos de programa de amparo às políticas sociais redistributivas.
c)promoveu processos de descentralização industrial e crescimento do comércio mundial, mas não teve caráter redistributivo da renda, persistindo as desigualdades.
d)é responsável pelo aumento do hiato entre ricos e pobres; a sociedade mundial do pós-Segunda Guerra era menos desigual e a própria designação de países ricos e pobres é fruto das políticas globalizantes.
e)mostra sinais de que deve mudar o percurso, pois a pobreza encontrada no mundo dificulta a concretização de um dos objetivos sociais da globalização: a formação de um mundo homogêneo.
 
 
7)Na relação natureza e sociedade no mundo contemporâneo, alguns problemas de ordem ambiental têm revelado a forma descriteriosa de utilização dos recursos existentes, a exemplo da (o)
a)recorrência de terremotos e maremotos diretamente relacionada às formas inadequadas de apropriação do relevo terrestre.
b)aquecimento global, agravado por causas antropogênicas, notadamente pelo lançamento de gases responsáveis pela formação do efeito estufa na atmosfera.
c)perda da cobertura vegetal devido ao mau uso do solo, elemento este responsável pela exuberância de domínios densos e úmidos, como a floresta amazônica.
d)esgotamento de riquezas minerais do subsolo, principalmente pela prática de cultivos modernos e intensivos que repercutem nas camadas internas da terra.
 
 
8)No Brasil, país com 8,5 milhões de quilômetros quadrados de território e grande variedade de climas, temperaturas, solos e umidade, encontram-se vários biomas, abrigando uma biodiversidade extraordinária. Entre estes biomas brasileiros, destaca-se o que se estende pelos estados do Nordeste, em uma zona quente, com solo portador de nutrientes, mas de secas prolongadas. Trata-se do(a)
a)Cerrado
b)Manguezal
c)Mata dos cocais
d)Pantanal
e)Caatinga
 
 
9)Embora o país possua um extenso território, muitos solos brasileiros apresentam limitações naturais para a prática agrícola: deficiência de nutrientes e de drenagem, risco de inundações, pequenas profundidade, áreas com fortes declives. Além dessas limitações, existem os problemas provocados ou acentuados pela ação humana, como erosão, laterização e expansão das áreas desérticas.

Responsável pela fixação do colonizador a terra, estes solos foram à base do sucesso da economia brasileira no início da colonização séculos XVI e XVII e no século XIX até aproximadamente a primeira metade do século XX, ambos são considerados os melhores do Brasil.

Assinale respectivamente a localização do solo massapê e do solo terra roxa no Brasil:
a)Zona da Mata nordestina e Planalto Central.
b)planaltos e chapadas da Bacia do Paraná e Planície Amazônica.
c)planaltos e chapadas da Bacia do Paraná e Planalto Central.
d)Zona da Mata nordestina e nos planaltos e chapadas da Bacia do Paraná.
 
 
10)O Espaço geográfico é o palco das realizações humanas, no entanto, abriga todas as partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas inúmeras especialidades da ciência geográfica. Uma das ferramentas mais usadas pelos geógrafos nestas análises e estudos são os mapas, que podem ser de vários formatos e conter variados dados. Sobre este assunto, analise e assinale a alternativa que não representa um mapa físico.
a)Geomorfológico.
b)Hidrográfico.
c)Climático.
d)Pedológico.
e)Parassintético.
 
 
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Respostas do teste de geografia com temas atuais:
1.a - 2.c - 3.c - 4.b - 5.e - 6.c - 7.b - 8.e - 9.d - 10.e

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