Exercícios de química

Exercícios de química com assunto atualizado


Aproveite para tirar dúvidas de temas importantes de química que pode cair em prova de vestibular e Enem. Abaixo você poderá resolver exercícios de química com assunto atualizado e poderá conferir no gabarito as respostas. Faça agora uma avaliação do que você já estudou em química tentando solucionar os exercícios de química a seguir.

___

Exercícios de química:

1)Um hidrocarboneto com 6 átomos de carbono, ao reagir a quente com o permanganato de potássio, produz butanona e etanal. Assim sendo, pode-se afirmar que esse hidrocarboneto é o:
a)3-metil-pentino-2 com um isômero óptico.
b)3-metil-penteno-2 e, como isômero de cadeia, o metil-ciclopentano.
c)2,2-dimetil-buteno-2 com isomeria geométrica.
d)2-metil-penteno-1 com um isômero óptico.
e)2-metil-pentino-1 e, como isômero de cadeia, o ciclo-hexeno.

 

2)Os métodos empregados na análise potenciométrica baseiam-se na medida de força eletromotriz de uma pilha ou célula galvânica constituída pela associação de dois eletrodos, um de referência e outro indicador. Sobre eletrodos, analise as sentenças abaixo.

I – O nível do eletrólito dentro do eletrodo sempre deverá estar alto, isto é, acima do orifício.
II – Os eletrodos combinados devem ser armazenados no eletrólito de referência, em geral KNO3 saturado.
III – Na potenciometria redox, os eletrodos mais utilizados são o de Prata e de Ouro.
IV – A fim de uma análise, se os eletrodos forem guardados em água, o AgCl pode precipitar no diafragma, causando o seu bloqueio.
V – Após medições em meios biológicos, principalmente contendo proteínas, o eletrodo deve ser lavado com ácido sulfúrico concentrado, e logo após, passar por uma calibração com tampões de pH 4 e 7.

Estão corretas as sentenças
a)I, II e III
b)I, III e IV
c)I e V
d)II e IV
e)II, IV e V

 

3)No Brasil, nos últimos anos, tem-se buscado a maior eficiência do processo de fixação biológica do nitrogênio (FBN) em feijoeiro. Uma das hipóteses levantadas foi a de que algumas estirpes da bactéria rizóbio codificavam uma enzima, controlada pelo código genético da planta que aumentava a eficiência da FBN. Hoje, através dos estudos de genética molecular, foi comprovado que essa enzima existe e que aumenta a eficiência da FBN. O nome da enzima e sua forma de ação, respectivamente, são:
a)Hidrogenase - atua na oxidação parcial ou total do H2 evoluído.
b)Nitrogenase - atua na evolução de CO2.
c)Glutamato sintetase - atua no transporte de elétrons ena evolução de nitrogênio.
d)Hidrogenase – atua na fixação parcial do O2 e H2O evoluídos.
e)Nitrogenase – atua na fixação do nitrogênio atmos-férico e na evolução de O2.

 

4)As sílabas que formam o nome do Estado do Pará podem representar símbolos dos elementos químicos a seguir.

Pa - Ra

Em relação a esses dois elementos e às suas classificações periódicas, é INCORRETO afirmar que:
a)os dois elementos químicos são sólidos à temperatura ambiente.
b)um dos elementos é um metal alcalino terroso.
c)os dois elementos químicos são considerados metais.
d)um dos elementos representados pertence ao grupo dos elementos de transição externa.

 

5)Acerte os coeficientes da equação abaixo com os menores números inteiros. BiPO4 + CaCO3→ Bi2(CO3)3 + Ca3(PO4)2 A soma dos coeficientes dos reagentes e produtos dessa equação é:
a)5.
b)7.
c)4.
d)3.

 

6)A massa da solução é calculada pela soma da massa do soluto com a massa do (a):
a)Solvente.
b)Solução.
c)Degradante.
d)Dissolutor.

 

7)O volume de um decímetro cúbico equivale a:
a)1 mililitro.
b)1 litro.
c)10 litros.
d)100 mililitros.

 

8)A estrutura molecular é um dos fatores que determinam as propriedades dos polímeros. O polietileno, por exemplo, quando obtido em condições de alta pressão, apresenta uma estrutura de cadeia ramificada, formando o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), um plástico mais flexível e transparente. Em contraposição, quando obtido em condições de baixa pressão, apresenta uma estrutura de cadeia normal, praticamente isenta de ramificações, formando o Polietileno de Alta Densidade (PEAD), um plástico de maior densidade, mais rígido e resistente à tração, em comparação ao PEBD. Nesse caso, para o PEAD ocorre uma maior interação intermolecular entre as cadeias poliméricas formadas que, para um polímero como o polietileno, é do tipo
a)covalente polar.
b)metálica.
c)iônica.
d)van der Waals.
e)pontes de hidrogênio.

 

9)Óxidos são compostos binários nos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegativo. Assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA sobre os óxidos:
a)O gelo seco (dióxido de carbono sólido), quando adicionado a um copo de água contendo algumas gotas de fenolftaleína, deixa a solução rosa.
b)A cal virgem (óxido de cálcio) não é um ácido, mas, se adicionada à água, deixará o meio com pH ácido.
c)Para neutralizar uma solução fraca de HCl, pode-se borbulhar CO2 na solução.
d)Dióxido de enxofre é um poluente atmosférico gerado em centros urbanos e industriais. Ao reagir com a água da chuva produz o ácido sulfúrico, a chamada chuva ácida.
e)Muitos minérios são óxidos, como a hematita (Fe2O3), da qual se extrai o ferro. Este óxido reage com ácidos formando sal e água.

 

10)“Atualmente, vivemos num ambiente onde a natureza é profundamente agredida. Toneladas de matérias-prima, provenientes dos mais diferentes lugares do planeta, são industrializadas e consumidas gerando rejeitos e resíduos, que são comumente chamados lixo.”. Sobre lixo, tratamento e reciclagem assinale a alternativa incorreta.
a)Orgânico é todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo.
b)O tratamento de lixo deve reduzir a quantidade de lixo a ser enviado para disposição final, inertizar os resíduos sépticos e recuperar os “recursos“ existentes no lixo.
c)O resíduo doméstico é o formado pelos resíduos sólidos produzidos pelas atividades residenciais e apresenta em torno de 60% de composição orgânica e o restante formado por embalagens plásticas, latas, vidros, papéis, etc.
d)A biogasificação ou metanização é um tratamento por decomposição anaeróbica que gera biogás, que é formado por cerca de 50% de metano e que pode ser queimado ou utilizado como combustível. O resíduo sólido da biogasificação deve ser necessariamente incinerado, uma vez que se torna altamente tóxico.
e)A reciclagem é o processo de reaproveitamento de material orgânico e inorgânico do lixo. É considerado o melhor método de tratamento de lixo, em relação ao meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de lixo enviado a aterros sanitários, e reduz a necessidade de extração de mais matéria-prima diretamente da natureza.





...

Gabarito dos exercícios de química:
1.b - 2.d - 3.a - 4.d - 5.b - 6.a - 7.b - 8.d - 9.e - 10.d

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões