20 Temas atuais que cai na prova Enem – População e Urbanizaçãoue pode

Temas atuais que cai na prova do Enem – População e Urbanização



Fique atento para o tema relacionado a população que
geralmente cai no Exame nacional do Ensino Médio.

20 Temas atuais que cai na prova Enem


De acordo com as últimas provas do Enem, em dos assuntos mais solicitados foi às questões relacionadas à população, principalmente a brasileira. Por serem bastante amplos, esses temas foram abordados em vários âmbitos, sendo os conceitos mais discutidos os de país mais populoso e povoado, crescimento vegetativo, taxa de fecundidade, taxa de natalidade e mortalidade, expectativa de vida, movimentos migratórios (imigração e emigração), população rural e urbana, pirâmides etárias, população economicamente ativa, transição e bônus demográfico, envelhecimento da população brasileira e causas sociais que envolvem desde os conflitos indígenas até as lutas pela terra.
Além dos conceitos destacados acima e de extrema importância à relação entre população e urbanização, e vale ressaltar conceitos tão diversos como conurbação (crescimento espacial de cidades formando uma única malha urbana), metrópole, megalópole, megacidades e cidades globais, assim como os problemas sociais, econômicos e ambientais relacionados ao crescimento urbano. 

Veja alguns temas e o resumo de cada uma delas. 

São temas atuais que cai na prova do Enem.

A educação e suas políticas públicas


Provavelmente esse vai ser um dos grandes temas para a prova do Enem, então comece a estudar. A educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento humano, de suas potencialidades, habilidades e competências.

As políticas públicas de educação são programas ou ações criadas pelos governos para colocar em prática medidas que garantam o acesso à educação de qualidade para todos, desde a educação infantil até o ensino superior.

Essas políticas têm como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico do país e garantir uma formação adequada para os cidadãos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e da vida em sociedade. Alguns exemplos de políticas públicas de educação incluem o Plano Nacional de Educação (PNE), a universalização do acesso à educação infantil e a valorização dos professores.


Meio ambiente e sustentabilidade


Assunto muito importante para a prova do Enem que você não pode deixar de ficar por dentro. Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite a vida em todas as suas formas.

A sustentabilidade é a capacidade de atender às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras, levando em consideração a preservação e conservação do meio ambiente.

A importância da sustentabilidade está relacionada a um desenvolvimento equilibrado e consciente, que respeita limites ecológicos e promove a qualidade de vida para todos. Ações sustentáveis buscam o equilíbrio entre o crescimento econômico, o bem-estar social e a preservação ambiental.

Energias renováveis e não renováveis


É um tema muito discutido atualmente e pode cair na prova do Enem. As energias são classificadas em renováveis e não renováveis. As energias renováveis são provenientes de fontes disponíveis na natureza, como a energia solar, eólica, hidráulica e geotérmica. Já as energias não renováveis são originárias de fontes finitas, como a energia fóssil, especialmente o petróleo, o carvão mineral e o gás natural.

O uso das energias renováveis é importante por não emitir gases poluentes e contribuir para a preservação ambiental, enquanto o uso das energias não renováveis, além de emitir gases poluentes, pode levar à escassez desses recursos no futuro.

Desigualdade social e pobreza


A desigualdade social é um fenômeno que se refere à diferença entre as condições socioeconômicas de diferentes grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade. Essa desigualdade pode ser expressa, por exemplo, pela disparidade na distribuição de renda, no acesso a serviços de educação e saúde, e nos padrões de vida em geral.

A pobreza é um aspecto da desigualdade social, caracterizada pela falta de recursos materiais, econômicos, culturais e sociais necessários para garantir uma vida digna. A pobreza pode ter origem em diferentes fatores, como a falta de oportunidades de trabalho, a exclusão social, a discriminação ou a falta de acesso a políticas públicas e serviços essenciais.

Combatê-la é um grande desafio para a sociedade, requerendo ações que busquem reduzir as desigualdades e promover a igualdade de oportunidades, além de assegurar o acesso a serviços e políticas públicas que possam melhorar as condições de vida das pessoas em situação de pobreza.

Mudanças climáticas e suas consequências


As mudanças climáticas são alterações no clima da Terra causadas principalmente pelas atividades humanas, como a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Essas mudanças incluem o aumento das temperaturas, a acidificação dos oceanos, o derretimento das calotas polares e o aumento do nível do mar.

As consequências das mudanças climáticas podem incluir o aumento da intensidade de fenômenos climáticos extremos, como tempestades e secas severas, a diminuição da fertilidade do solo, a perda de biodiversidade e até mesmo mudanças nos padrões migratórios de animais e seres humanos. É importante implementar medidas para mitigar as mudanças climáticas e adaptar-se às suas consequências já que elas afetam diretamente a qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente.

Direitos humanos e cidadania


Os direitos humanos incluem o conjunto de leis e garantias que protegem a dignidade e a liberdade de todos os seres humanos. A cidadania é entendida como a condição de integração do indivíduo na sociedade e como exercício pleno da atividade democrática, que deve estar alinhada às leis e ao respeito aos direitos humanos.

Para que haja uma sociedade realmente democrática, é necessário que os direitos humanos sejam respeitados para todos os cidadãos, independentemente de suas diferenças, como raça, gênero, religião, orientação sexual ou qualquer outra forma de discriminação. O respeito aos direitos humanos e à cidadania é um processo contínuo e é papel de todos lutarmos para garantir que esses direitos sejam respeitados e promovidos em nossa sociedade.

O papel das redes sociais e da mídia na sociedade


O papel das redes sociais e da mídia na sociedade é fornecer informações e conteúdos para o público em geral. As redes sociais permitem o acesso à informação em tempo real, bem como a oportunidade de compartilhá-la com outros usuários, enquanto a mídia tradicional, como televisão, rádio e jornais, têm maior alcance de público e, portanto, maior influência.

No entanto, a facilidade e a velocidade de que os conteúdos são compartilhados através das redes sociais também levantam preocupações sobre a qualidade e a veracidade do conteúdo. Além disso, a concentração de poder em grandes conglomerados de mídia pode limitar a diversidade de vozes e perspectivas que chegam ao público em geral.

É importante que as redes sociais e a mídia atuem de forma a garantir que a informação seja precisa, confiável e representativa de diferentes pontos de vista, promovendo a liberdade de expressão e o debate saudável na sociedade.

Saúde pública e acesso aos serviços de saúde


O acesso aos serviços de saúde é um direito de todo cidadão e deve ser garantido pelo estado. A saúde pública é uma área que se dedica a promover a prevenção, o controle e a promoção da saúde da população, com o objetivo de garantir que todos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade e que sejam atendidos de forma digna e igualitária.

No entanto, o acesso aos serviços de saúde pode ser limitado por questões econômicas e geográficas, especialmente em países com sistemas de saúde insuficientes ou precários.

É importante que haja políticas públicas voltadas para a promoção da saúde e o fortalecimento do sistema de saúde, a fim de garantir que todos tenham acesso aos serviços de saúde de qualidade, e que ninguém seja deixado de fora.

Tecnologia e inovação


Tecnologia e inovação são conceitos importantes no mundo dos negócios e da sociedade em geral. A tecnologia refere-se ao conjunto de conhecimentos e técnicas utilizados para desenvolver novos produtos e serviços, melhorar a eficiência e a qualidade das atividades, e facilitar a comunicação e o acesso à informação.

Já a inovação envolve a criação de algo novo ou a melhoria de algo existente. A inovação tecnológica envolve, portanto, o uso da tecnologia para criar novos produtos ou processos mais eficientes e eficazes. Empresas que investem em tecnologia e inovação conseguem se destacar no mercado e se adaptar às mudanças e desafios do mundo moderno.

O papel da mulher na sociedade


O papel da mulher na sociedade tem evoluído ao longo dos anos, passando por transformações significativas. Durante muito tempo, as mulheres enfrentaram barreiras e desafios na luta por seus direitos e por igualdade de gênero.

Hoje, as mulheres têm ocupado cada vez mais espaço em diversas áreas, como na política, nos negócios, nas artes e na ciência, lutando por representatividade e por um mundo mais justo e igualitário. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como o preconceito e a desigualdade salarial, e é importante que a sociedade continue avançando na garantia de direitos e oportunidades para mulheres de todas as raças, idades e origens.

A luta pela igualdade de gênero deve ser uma preocupação de todos os membros da sociedade, tanto homens quanto mulheres, e deve ser encarada como um processo em constante evolução.

Imigração e refugiados


Imigração e refugiados são tópicos importantes na sociedade contemporânea. A imigração envolve a movimentação de pessoas de um país para outro, seja por razões econômicas, políticas ou culturais. Já os refugiados são pessoas que, devido a conflitos armados, perseguições políticas ou outras situações de risco, são forçadas a deixar seus países de origem e buscar refúgio em outros lugares.

No atual contexto internacional, o fluxo de refugiados tem aumentado significativamente, o que tem gerado discussões sobre a necessidade de políticas públicas e de cooperação entre os países para lidar com essa situação. Há preocupações sobre a xenofobia e o preconceito contra imigrantes e refugiados em diversos lugares do mundo, o que demonstra a importância de fomentar debates e ações para promover a inclusão e a igualdade de tratamento para todos.

Conflitos internacionais e geopolítica mundial


Conflitos internacionais e geopolítica mundial são temas que envolvem as relações entre os países e a maneira como eles interagem no cenário global. A geopolítica mundial envolve aspectos como a competição por recursos, a definição de alianças e a negociação de acordos comerciais e políticos entre diferentes países.

Por outro lado, os conflitos internacionais podem surgir de questões territoriais, rivalidades históricas, conflitos ideológicos, entre outras causas. A maneira como os conflitos são resolvidos depende de fatores como a força militar, o poder de negociação e a capacidade dos atores internacionais de chegarem a um acordo.

A busca pela segurança e estabilidade internacional é um desafio constante, que demanda esforços contínuos no sentido de promover o diálogo, a cooperação e a busca por soluções pacíficas para os conflitos internacionais.

Violência e criminalidade


Violência e criminalidade são temas preocupantes na sociedade atual. A violência pode ocorrer de diversas formas, incluindo violência doméstica, abuso infantil, assaltos, roubo, tráfico de drogas e homicídios.

A criminalidade é um crime cometido por uma pessoa ou grupo que viola a lei estabelecida pelo Estado. Ambos os temas têm um impacto significativo na segurança e no bem-estar da sociedade como um todo. A prevenção e o combate à violência e à criminalidade são essenciais e podem ser alcançados por meio de políticas públicas eficazes, tais como: o aumento da segurança pública, a promoção da educação e do emprego, a melhoria das condições de vida e a repressão da impunidade.

Enfrentar a violência e a criminalidade é um desafio complexo, que exige a cooperação de todos os membros da sociedade, incluindo as autoridades públicas, as organizações sociais e a população em geral.

Desenvolvimento econômico e crescimento sustentável


O desenvolvimento econômico é um termo que se refere à transformação da economia de um país ou região em direção ao crescimento e prosperidade, por meio do aumento da produção, do investimento e da inovação tecnológica.

No entanto, o crescimento econômico nem sempre é sustentável, podendo gerar problemas como a degradação ambiental, a exclusão social e a desigualdade. O crescimento sustentável, por sua vez, visa equilibrar o desenvolvimento econômico com o uso eficiente dos recursos naturais, a proteção do meio ambiente e o bem-estar social.

É uma abordagem que busca um crescimento que se mantenha ao longo do tempo, sem comprometer as gerações futuras. Para alcançar o desenvolvimento sustentável, é necessário estabelecer políticas que promovam a inovação tecnológica, a gestão responsável do meio ambiente, a justiça social e a inclusão econômica, além de incentivar modelos de negócios e práticas mais sustentáveis.

Movimentos sociais e protagonismo juvenil


Os movimentos sociais são formas coletivas de articulação e ação, com o objetivo de buscar a transformação social em relação a determinada causa ou problema. O protagonismo juvenil, por sua vez, é a participação ativa dos jovens nos processos de mudança social, em que os jovens são os protagonistas da sua própria transformação e da transformação do mundo.

Os movimentos sociais têm sido uma importante forma de manifestação do protagonismo juvenil, permitindo que eles se mobilizem e atuem em questões relacionadas a direitos humanos, meio ambiente, inclusão social, diversidade, entre outros temas.

O envolvimento dos jovens nesses movimentos tem trazido novas perspectivas e contribuições significativas para o debate público, além de fortalecer a democracia ao permitir a participação ativa e consciente dos cidadãos na luta por seus direitos.

Diversidade cultural e igualdade racial


A diversidade cultural refere-se às diferentes culturas presentes em uma sociedade, incluindo hábitos, crenças e tradições de grupos étnicos, religiosos e culturais diferentes. A igualdade racial, por sua vez, é um princípio que busca garantir que todas as pessoas devem ser tratadas de forma igual, independentemente da sua origem étnica.

Isso inclui não apenas a igualdade perante a lei, mas também o acesso a oportunidades e a garantia de não serem discriminados. A diversidade cultural pode ser vista como uma riqueza para a sociedade, uma vez que permite a troca de experiências e o enriquecimento cultural. No entanto, também pode gerar conflitos e tensões, especialmente quando não é respeitada a igualdade racial.

O combate ao racismo e à discriminação é crucial para construir uma sociedade mais justa e igualitária, que valorize a diversidade e promova o respeito à dignidade humana. É preciso trabalhar no sentido de fortalecer políticas públicas que busquem a equidade racial e a promoção da igualdade de oportunidades, além de incentivar o diálogo intercultural e o respeito mútuo entre os diferentes grupos étnicos.

Ética e corrupção na política


A ética na política é um conjunto de valores e princípios que norteiam o comportamento dos políticos em sua atuação pública. A corrupção, por sua vez, consiste em práticas ilícitas que visam beneficiar indivíduos ou grupos em detrimento do interesse público.

A corrupção tem sido um problema persistente na política brasileira, afetando a confiança dos cidadãos nas instituições e prejudicando o desenvolvimento do país. Ética e transparência são fundamentais para que a política seja exercida com honestidade e responsabilidade, garantindo a lisura do processo democrático e o bem comum.

O combate à corrupção requer esforços conjuntos da sociedade, das instituições governamentais e dos políticos, no sentido de promover a educação cívica, a transparência nos processos e a punição dos responsáveis por atos ilícitos. A construção de uma cultura política ética, responsável e comprometida com o interesse público é essencial para garantir uma democracia sólida e eficiente.

Educação financeira e empreendedorismo


A educação financeira é um conjunto de conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas gerenciar melhor seu dinheiro, honrar seus compromissos financeiros, evitar o endividamento excessivo e investir de forma mais eficiente.

O empreendedorismo, por sua vez, é a habilidade de criar novos negócios ou projetos, identificando oportunidades e inovando em produtos ou serviços. A conexão entre a educação financeira e o empreendedorismo se dá pelo fato de que, para se iniciar um novo negócio, é preciso saber como administrar de forma eficiente os recursos financeiros disponíveis e como gerenciar os riscos envolvidos.

A educação financeira pode ajudar a evitar os principais erros que os empreendedores iniciantes costumam cometer, como o subfinanciamento, o uso de recursos próprios, a gestão irregular dos gastos e a falta de estratégias de longo prazo. Por outro lado, o empreendedorismo pode ser uma forma de aplicar os princípios da educação financeira na prática, criando negócios bem-sucedidos que gerem renda e contribuam para o bem-estar econômico da sociedade.

Novas formas de trabalho e economia compartilhada


As novas formas de trabalho e a economia compartilhada estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo. As novas formas de trabalho são caracterizadas por uma relação mais flexível entre empregadores e empregados, como o trabalho remoto e a freelance, que permitem às pessoas trabalhar em seus próprios termos.

A economia compartilhada, por sua vez, refere-se ao compartilhamento de recursos, como bens e serviços, em que pessoas ou empresas criam plataformas para facilitar a conexão entre produtores e consumidores. As empresas voltadas para a economia compartilhada incluem serviços de transporte, como a Uber e a Lyft, e acomodações, como o Airbnb.

As novas formas de trabalho e a economia compartilhada oferecem oportunidades para as pessoas ganharem dinheiro e reduzirem os custos de produção, além de fornecerem novos serviços, mais acessíveis e personalizados. No entanto, essas novas formas de trabalho também têm sido objeto de críticas em relação aos direitos dos trabalhadores, à segurança e à regulação.

É preciso um equilíbrio adequado entre inovação e proteção dos direitos dos trabalhadores, para garantir que todos os benefícios das novas formas de trabalho e da economia compartilhada sejam realizados com responsabilidade e justiça.

O papel da ciência e da tecnologia no século XXI.


O papel da ciência e da tecnologia no século XXI é crucial para o desenvolvimento da humanidade. Através de descobertas e avanços científicos, é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas, desenvolver tecnologias mais eficientes e sustentáveis, além de solucionar problemas globais como a mudança climática.

A tecnologia vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, melhorando a comunicação, transportes e serviços de saúde, entre outras áreas. Além disso, a pesquisa e inovação científica são importantes impulsionadores do crescimento econômico e da competitividade global, gerando empregos e promovendo o progresso.

No entanto, é preciso que a ciência e a tecnologia sejam desenvolvidas com responsabilidade e visando sempre o bem-estar da sociedade e do planeta. A ética e a transparência na pesquisa e no uso tecnológico são essenciais para garantir que os benefícios trazidos pela ciência e tecnologia sejam acessíveis a todos e não prejudiquem o futuro da humanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões